domingo, 13 de janeiro de 2008

Primeiro Post

Olá,

Bem vindo ao meu Blog sobre o Microsoft SQL Server. Meu objetivo neste blog é publicar alguns artigos de minha autoria sobre o Microsoft SQL Server, disponibilizando a toda comunidade de Administradores e Desenvolvedores em SQL Server.

Durante os meus estudos de SQL Server 2005 resolvi escrever alguns artigos como método de me aprofundar mais em alguns assuntos que considero importantes.


Em breve estarei escrevendo alguns posts sobre novidades da nova versão 2008!

A opinião de vocês é muito importante, fazendo críticas, sugestões de assuntos, etc. Por favor, se você for um ex-aluno deixe seu comentário
!

Até breve,
Landry.

10 comentários:

Carlos Ligeiro disse...

Landry,

Sou seu ex aluno do curso Infnet, acho muito legal essa inciativa e sem dúvida vai ajudar a todos.

[]'s Carlos Ligeiro

Atilla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JM Brasil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi, Landry.
Fui aluno seu e estou trabalahando com SQL Server :-) Parabéns pelo blog. Já está nos favoritos.
Abraço, João Marcelo Brasil

Victor Hogemann disse...

Olá, encontrei seu blog através do RioJuG.

Muito legal encontrar uma fonte de informação a respeito do SQLServer em português. Obrigado pela sua iniciativa!

Eu só gostaria de saber se o Sr. irá fazer comparativos entre os pontos fortes e as deficiências do SQLServer. Pergunto isso por ser ignorante a respeito do SQLServer, minha experiência é de desenvolvedor Java, e apenas eventualmente tive que travar contato com esse DBMS...

De qualquer forma, parabéns e boa sorte!

Landry disse...

Olá Victor,

Meu objetivo no Blog é simplemente disponibilizar artigos que escrevo durante os meus estudos de SQL Server.

Existem alguns artigos sobre novas funcionalidades do SQL Server 2005 e em breve 2008.

Em alguns artigos eu irei apontar limitações e funcionalidades ausentes, como no último post "Missing Index".

Obrigado pelo retorno,
Landry.

Anônimo disse...

Olá amigo.
Parabéns pela maneira clara com que coloca as informações do seu blog.
Não sou programador nem DBA. Mas tenho programadores trabalhando num projeto de software para mim.
Como faço as instalações do software nos clientes me deparo com dificuldades em interpretar e resolver muitos problemas com o SQL.
Neste momento, peguei a base de um cliente e, como já fiz assim em outras vezes, peguei somente os arquivos mdf e ldf para atacha-los a uma instância que já esta funcionando no meu notebook.
Acontece que o que sempre fiz com outras bases (falo de bases que utilizam o sa), nesta simplesmente não consigo atachar. Copio somente os dois arquivos sopreponodo-os na pasta Data da instância local e o SQL me retorna um tal erro "Error 9003: The LSN (8790:402:1) passed to log scan in database 'Delivery' is invalid.".
Eu nem sei o que está havendo, onde está o problema.
Se puder me ajudar agradeço.
Alexandre - aman@amantech.com.br.

Abraço.

Landry disse...

Olá Amancio,

A mensagem de erro indica que o LSN do arquivo de log é diferente do último LSN registrado no arquivo de dados. Neste caso você poderá fazer o Attach gerando um novo arquivo de Log, já que os seus arquivos (Dados e Log) originais estão fora de sincronia!

No SQL 2000 basta utilizar sp_attach_db informando apenas o arquivo de Dados.
No SQL 2005 utilizar o CREATE DATABASE com FOR ATTACH_REBUILD_LOG.

Cuidado!!! Quando se faz Rebuild do Log sempre existe risco de perda de dados (as últimas transações que só estavam no log).

Espero que ajude,
Landry

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa, pela dedicação e principalmente por dividir ou melhor, multiplicar conhecimento.

Estou iniciando agora com o sql e estou precisando de informações bem básicas, você indica algum tutorial? Estou utilizando no servidor o SQL SERVER ENTERPRISE MANAGER.

Desde já estou grata.

Landry disse...

O Enterprise Manager é o ambiente gráfico para administrar o Servidor SQL Server 2000. Infelizmente este Blog só terá posts de SQL Server 2005 e 2008 (nova versão)...

Existem alguns sites com muito material em inglês (aqueles indicados no canto direito na página do blog).

Para material em português posso indicar os sites:

http://www.microsoft.com/brasil/servidores/sql/default.mspx

http://www.mcdbabrasil.com.br

http://www.microsoft.com/brasil/servidores/sql/techinfo/whitepapers/default.mspx

Espero que ajude,
Landry